sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Auto Exame da Mama
DefiniçãoO auto exame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o auto exame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres americanas. Uma em cada dez mulheres desenvolvem-no. A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do auto exame. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. Toda mulher deveria fazer auto exame da mama regularmente.Qual é a melhor hora para examinar os seios?Examine seus seios uma vez por mês no fim de seu período menstrual, quando seus seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados. Se você já teve a menopausa ou teve histerectomia, examine seus seios no primeiro dia do mês ou quando achar melhor, uma vez por mês.Como fazer o auto exame?O auto exame no seios consiste nos seguintes 5 passos:Primeiro passo:Examine seus seios no chuveiro ou na banheira pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.Segundo passo:Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.Terceiro Passo:Examine seus seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.Quarto Passo: Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.Quinto passo: Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.Quando devo procurar o médico?Se achar alguma protuberância, ondulação ou liberação de fluido durante o seu auto-exame, vá ao médico assim que possível. Não tenha medo. A maioria dos caroços não são cancerosos, mas somente o médico pode dar o diagnóstico.

Desenvolvido por Phyllis G. Cooper , R.N., M.N., e Clinical Reference SystemsCopyright 1998 Clinical Reference Systems


by:http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3407&ReturnCatID=690

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

15 mitos comuns sobre a Pílula
© Equipe Editorial Bibliomed
Neste Artigo:
- Parar de tomar pílula pode causar acne?-
Certos remédios podem anular o efeito do anticoncepcional?-
Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero?-
Pílula engorda?-
Pílula faz mal para o cabelo?-
A pílula aumenta o risco e o número de varizes?-
A pílula pode alterar o humor?-
A Pílula pode ser usada no tratamento da endometriose?-
A Pílula alivia as cólicas menstruais?-
Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param?-
A Pílula ajuda a proteger os ossos?-
Mulheres com doença falciforme podem tomar Pílula?
- Mulheres com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) podem tomar Pílula?-
Tenho mais de 40 anos e acabei de ter minha última menstruação. Ainda preciso tomar pílula?- A Pílula pode piorar a asma?
A Pílula – como são popularmente conhecidos os contraceptivos orais – possivelmente é o método de contracepção mais comum no mundo: calcula-se que nada menos que 90 milhões de mulheres no mundo todo façam uso da Pílula ! Os anticoncepcionais atuam evitando que ocorra a ovulação – liberação de óvulo pelos ovários, que se dá por volta do 14º dia do ciclo menstrual.
Com esse número de usuárias, não é de se espantar que os anticoncepcionais orais (ou, abreviando, ACOs), façam parte do seleto grupo de medicamentos mais exaustivamente pesquisados desde o seu surgimento, há cerca de 35 anos.
Apesar de toda esta pesquisa, alguns mitos e dúvida ainda persistem. Afinal, pílula engorda? Dá varizes? Prejudica a pele e os cabelos? Piora o humor?
Para facilitar, selecionamos a seguir os 15 mitos mais comuns sobre a Pílula. Veja quantos você é capaz de responder corretamente:
Parar de tomar pílula pode causar acne?
Sim, pode. Os androgênios (hormônios masculinizantes) têm sido implicados na etiologia da acne vulgar, possivelmente por intensificar a hiperceratose folicular. Os ACOs reduzem os níveis sangüíneos de androgênios e, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne. Por outro lado, com não existem verdades absolutas na medicina, em algumas raras mulheres a acne pode ser um efeito colateral da pílula.
Certos remédios podem anular o efeito do anticoncepcional?
Sim. Sabe-se que a ampicilina, por exemplo, um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de infecções urinárias, faringo-amigdalites e pneumonias, entre outros, pode reduzir a eficácia dos ACOs. Ainda, várias drogas anti-convulsivantes (utilizadas no tratamento de diversas formas de epilepsia) podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais. Nesses casos, a mulheres devem se certificar de que o contraceptivo oral escolhido contenha pelo menos 50 microgramas de etinil-estradiol ou mestranol.
Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero?
Vamos por partes. O risco de câncer de mama é praticamente o mesmo entre usuárias e não-usuárias de ACOs. Nos tumores malignos do endométrio (camada mais interna do útero) e do ovário, a pílula exerce um efeito protetor – as usuárias de ACOs apresentam metade do risco de câncer de endométrio e ovário das não-usuárias.
Entretanto, o uso de contraceptivos orais por mulheres jovens parece associar-se ao surgimento de miomas uterinos (tumores benignos) na pré-menopausa, mas são necessários outros fatores reprodutivos (a pílula não leva a culpa sozinha...).
Quanto à relação entre câncer de cérvice uterina e uso de ACOs, parece não existir consenso – alguns estudos indicam um aumento na incidência, mas nada está definitivamente comprovado.
Pílula engorda?
Ainda que o ganho de peso esteja entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam ACOs, estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro. Uma pesquisa recente avaliou a variação de peso de 128 mulheres em uso de contraceptivos orais durante 4 meses e descobriu que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período. Assim, queixar-se de ganho de peso já não é a melhor desculpa para interromper o uso da pílula...
Pílula faz mal para o cabelo?
Não existem evidências científicas comprovando este fato.
A pílula aumenta o risco e o número de varizes?
Os ACOs possuem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular e é possível que estejam envolvidos de alguma forma no desenvolvimento de teleangiectasias (varizes), mas as pesquisas produziram resultados controversas até o momento.
A pílula pode alterar o humor?
Podem ocorrer náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramentos vaginais irregulares e depressão nos primeiros meses de uso da Pílula, mas estes efeitos colaterais freqüentemente cessam após alguns meses.
A Pílula pode ser usada no tratamento da endometriose?
ACOs realmente fazem parte do tratamento não-cirúrgico desta doença. Progestinas isoladamente podem ser úteis e são a primeira escolha de muitos especialistas.
A Pílula alivia as cólicas menstruais?
A menstruação dolorosa (chamada de dismenorréia pelos médicos) é menos freqüente nas mulheres que não ovulam. Por isso, os ACOs podem ser úteis em 70-80% dos casos de dismenorréia. Quando a pílula é suspensa, as mulheres geralmente sentem a mesma intensidade de dor que apresentavam antes do seu uso.
Todavia, alguns ACOs podem estar associados à ocorrência de hipermenorréia (menstruação muito volumosa e intensa) e a falta de controle de problemas no ciclo menstrual, caracterizada principalmente por sangramentos irregulares e menstruações dolorosas, são problemas comuns enfrentados por algumas usuárias de contraceptivos orais, sendo uma das principais razões de suspensão do uso - cerca de 1/3 das mulheres em uso de ACOs apresentam sangramentos (spottings) intermenstruais.
Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param?
Verdade. O retorno à fertilidade em mulheres que interromperam o uso de ACOs leva mais tempo quando comparado às mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas não parece haver prejuízo da fertilidade como um todo.
A Pílula ajuda a proteger os ossos?
Algumas pesquisas têm mostrado que o uso de altas doses de ACOs em mulheres após a menopausa diminui o risco de fraturas e suspeita-se que seu uso possa melhorar a densidade mineral óssea em mulheres jovens, mas faltam maiores comprovações científicas.
Mulheres com doença falciforme podem tomar Pílula?
Mulheres com drepanocitose (doença falciforme) freqüentemente não fazem uso de contraceptivos orais contendo estrogênio e progesterona pois preocupam-se com a possibilidade dos hormônios piorarem a doença. Estudos laboratoriais não encontraram evidências comprovando este temor.
Mulheres com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) podem tomar Pílula?
Os contraceptivos orais podem precipitar episódios de LES em mulheres portadoras desta doença. Por este motivo, a pílula não é recomendada em mulheres com LES.
Tenho mais de 40 anos e acabei de ter minha última menstruação. Ainda preciso tomar pílula?
Sim, pois parar com a pílula pode resultar em uma gravidez indesejada. Nas mulheres que estão entrando na menopausa, recomenda-se o uso de ACOs por 12 meses após a última menstruação.
A Pílula pode piorar a asma?
Não. As alterações nos níveis hormonais parecem ter um papel importante na gravidade da asma nas mulheres e cerca de 30 a 40% das mulheres apresentam flutuações na gravidade das crises relacionadas ao ciclo menstrual. A crise tende a ocorrer três dias antes e durante os quatro dias da menstruação. Os anticoncepcionais orais podem ajudar estes casos, nivelando as flutuações hormonais.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
16 de abril de 2009

by:http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=5281&ReturnCatID=690

FELICIDADE TOTAL (com fotos)

Felicidade plena

Estou me sentindo realizada,emagreci 10 kg até agora,ainda faltam 20,mas estou no caminho certo,tem mais de 5 anos que tento emagrcer e confesso nunca tive tanta força de vontade igual estou tendo agora,nuna emagreci tanto e nunca mantive por tanto tempo esse peso que perdi,então hoje estou comemorando,estou me amando,saindo de shortinho,de roupinha mais jovem do que os sacos que me envolvia,estou indo a praia(ainda não coloquei biquini,mas entrei na agua de maiô e shortinho),Estou radiante ,me sentindo a mulher mais linda e desejada do mundo,não posso ver uma maquina na minha frente que quero tirar fotos.

Sabem é muito bom ver que o esforço valeu a pena,que a luta deu resultado,ai estou completamente algere!!!hhhhhhhhhahahahaha



Fiz algumas montagens,agora que estou me sentindo de bem com a vida,até short de pernoca de fora eu usei,kkkkkk.






(acima) Meu rostinho ta afinando,nem acredito que ja mandei tantos quilos pro espaço,e não quero vê-los tão cedo.



Olha meu rosto que lindo





(abaixo)EU ESTAVA COM 96 Kg,MEU SONHO DE CORPO IDEAL.WANESSA



(acima)NEM LEMBRO QUANTO EU PESAVA.foi em ¨2006 ESTÁ FOTO



Alguns sonhos vão sendo realizados,com o tempo depois de aprendermos a amarmos nós mesmo podemos deixar que os outros nos amempelo que somos,e ficamos felizes com as coisas mais simples do mundo.


Eu sonho com meu casamento e um dia quero que me pegue no colo.kkkkk