quinta-feira, 27 de agosto de 2009

15 mitos comuns sobre a Pílula
© Equipe Editorial Bibliomed
Neste Artigo:
- Parar de tomar pílula pode causar acne?-
Certos remédios podem anular o efeito do anticoncepcional?-
Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero?-
Pílula engorda?-
Pílula faz mal para o cabelo?-
A pílula aumenta o risco e o número de varizes?-
A pílula pode alterar o humor?-
A Pílula pode ser usada no tratamento da endometriose?-
A Pílula alivia as cólicas menstruais?-
Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param?-
A Pílula ajuda a proteger os ossos?-
Mulheres com doença falciforme podem tomar Pílula?
- Mulheres com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) podem tomar Pílula?-
Tenho mais de 40 anos e acabei de ter minha última menstruação. Ainda preciso tomar pílula?- A Pílula pode piorar a asma?
A Pílula – como são popularmente conhecidos os contraceptivos orais – possivelmente é o método de contracepção mais comum no mundo: calcula-se que nada menos que 90 milhões de mulheres no mundo todo façam uso da Pílula ! Os anticoncepcionais atuam evitando que ocorra a ovulação – liberação de óvulo pelos ovários, que se dá por volta do 14º dia do ciclo menstrual.
Com esse número de usuárias, não é de se espantar que os anticoncepcionais orais (ou, abreviando, ACOs), façam parte do seleto grupo de medicamentos mais exaustivamente pesquisados desde o seu surgimento, há cerca de 35 anos.
Apesar de toda esta pesquisa, alguns mitos e dúvida ainda persistem. Afinal, pílula engorda? Dá varizes? Prejudica a pele e os cabelos? Piora o humor?
Para facilitar, selecionamos a seguir os 15 mitos mais comuns sobre a Pílula. Veja quantos você é capaz de responder corretamente:
Parar de tomar pílula pode causar acne?
Sim, pode. Os androgênios (hormônios masculinizantes) têm sido implicados na etiologia da acne vulgar, possivelmente por intensificar a hiperceratose folicular. Os ACOs reduzem os níveis sangüíneos de androgênios e, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne. Por outro lado, com não existem verdades absolutas na medicina, em algumas raras mulheres a acne pode ser um efeito colateral da pílula.
Certos remédios podem anular o efeito do anticoncepcional?
Sim. Sabe-se que a ampicilina, por exemplo, um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de infecções urinárias, faringo-amigdalites e pneumonias, entre outros, pode reduzir a eficácia dos ACOs. Ainda, várias drogas anti-convulsivantes (utilizadas no tratamento de diversas formas de epilepsia) podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais. Nesses casos, a mulheres devem se certificar de que o contraceptivo oral escolhido contenha pelo menos 50 microgramas de etinil-estradiol ou mestranol.
Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero?
Vamos por partes. O risco de câncer de mama é praticamente o mesmo entre usuárias e não-usuárias de ACOs. Nos tumores malignos do endométrio (camada mais interna do útero) e do ovário, a pílula exerce um efeito protetor – as usuárias de ACOs apresentam metade do risco de câncer de endométrio e ovário das não-usuárias.
Entretanto, o uso de contraceptivos orais por mulheres jovens parece associar-se ao surgimento de miomas uterinos (tumores benignos) na pré-menopausa, mas são necessários outros fatores reprodutivos (a pílula não leva a culpa sozinha...).
Quanto à relação entre câncer de cérvice uterina e uso de ACOs, parece não existir consenso – alguns estudos indicam um aumento na incidência, mas nada está definitivamente comprovado.
Pílula engorda?
Ainda que o ganho de peso esteja entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam ACOs, estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro. Uma pesquisa recente avaliou a variação de peso de 128 mulheres em uso de contraceptivos orais durante 4 meses e descobriu que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período. Assim, queixar-se de ganho de peso já não é a melhor desculpa para interromper o uso da pílula...
Pílula faz mal para o cabelo?
Não existem evidências científicas comprovando este fato.
A pílula aumenta o risco e o número de varizes?
Os ACOs possuem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular e é possível que estejam envolvidos de alguma forma no desenvolvimento de teleangiectasias (varizes), mas as pesquisas produziram resultados controversas até o momento.
A pílula pode alterar o humor?
Podem ocorrer náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramentos vaginais irregulares e depressão nos primeiros meses de uso da Pílula, mas estes efeitos colaterais freqüentemente cessam após alguns meses.
A Pílula pode ser usada no tratamento da endometriose?
ACOs realmente fazem parte do tratamento não-cirúrgico desta doença. Progestinas isoladamente podem ser úteis e são a primeira escolha de muitos especialistas.
A Pílula alivia as cólicas menstruais?
A menstruação dolorosa (chamada de dismenorréia pelos médicos) é menos freqüente nas mulheres que não ovulam. Por isso, os ACOs podem ser úteis em 70-80% dos casos de dismenorréia. Quando a pílula é suspensa, as mulheres geralmente sentem a mesma intensidade de dor que apresentavam antes do seu uso.
Todavia, alguns ACOs podem estar associados à ocorrência de hipermenorréia (menstruação muito volumosa e intensa) e a falta de controle de problemas no ciclo menstrual, caracterizada principalmente por sangramentos irregulares e menstruações dolorosas, são problemas comuns enfrentados por algumas usuárias de contraceptivos orais, sendo uma das principais razões de suspensão do uso - cerca de 1/3 das mulheres em uso de ACOs apresentam sangramentos (spottings) intermenstruais.
Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param?
Verdade. O retorno à fertilidade em mulheres que interromperam o uso de ACOs leva mais tempo quando comparado às mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas não parece haver prejuízo da fertilidade como um todo.
A Pílula ajuda a proteger os ossos?
Algumas pesquisas têm mostrado que o uso de altas doses de ACOs em mulheres após a menopausa diminui o risco de fraturas e suspeita-se que seu uso possa melhorar a densidade mineral óssea em mulheres jovens, mas faltam maiores comprovações científicas.
Mulheres com doença falciforme podem tomar Pílula?
Mulheres com drepanocitose (doença falciforme) freqüentemente não fazem uso de contraceptivos orais contendo estrogênio e progesterona pois preocupam-se com a possibilidade dos hormônios piorarem a doença. Estudos laboratoriais não encontraram evidências comprovando este temor.
Mulheres com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) podem tomar Pílula?
Os contraceptivos orais podem precipitar episódios de LES em mulheres portadoras desta doença. Por este motivo, a pílula não é recomendada em mulheres com LES.
Tenho mais de 40 anos e acabei de ter minha última menstruação. Ainda preciso tomar pílula?
Sim, pois parar com a pílula pode resultar em uma gravidez indesejada. Nas mulheres que estão entrando na menopausa, recomenda-se o uso de ACOs por 12 meses após a última menstruação.
A Pílula pode piorar a asma?
Não. As alterações nos níveis hormonais parecem ter um papel importante na gravidade da asma nas mulheres e cerca de 30 a 40% das mulheres apresentam flutuações na gravidade das crises relacionadas ao ciclo menstrual. A crise tende a ocorrer três dias antes e durante os quatro dias da menstruação. Os anticoncepcionais orais podem ajudar estes casos, nivelando as flutuações hormonais.
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
16 de abril de 2009

by:http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=5281&ReturnCatID=690

0 comentários:

Postar um comentário